Pular para o conteúdo principal

"Deuses"

"Não adore outros deuses, porque Deus é ciumento". Esta mensagem nos chama a atenção para a exclusividade e santidade de nosso relacionamento com Deus.

Desde o início, Deus deixou claro que Ele deve ser o único objeto de nossa adoração. Em Êxodo 20:3-5 , nos Dez Mandamentos, Deus declara: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem”. Aqui, Deus nos alerta contra a idolatria e enfatiza Seu zelo por nós.

Quando a Bíblia diz que Deus é ciumento ou zeloso, não está falando de ciúme no sentido humano de inveja ou possessividade irracional. Em vez disso, este zelo é uma expressão do profundo amor e compromisso de Deus com Seu povo. Ele nos ama tanto que não quer nos ver desviando para adorar falsos deuses que não podem nos oferecer a verdadeira vida, paz e salvação.

Deus é ciumento por nós porque Ele nos ama profundamente e sabe que somente Ele pode satisfazer plenamente as necessidades do nosso coração. Quando adoramos a Deus exclusivamente, vivemos em harmonia com o propósito para o qual fomos criados e experimentamos a verdadeira plenitude de vida que só Ele pode dar.

A idolatria, em qualquer forma, é um desvio do propósito para o qual fomos criados. Em Deuteronômio 4:24, lemos: "Porque o Senhor teu Deus é um fogo consumidor, um Deus zeloso." A adoração de outros deuses, seja na forma de imagens, posses, status ou mesmo pessoas, é espiritualmente destrutiva. Em Colossenses 3:5 , Paulo nos exorta a "fazer morrer" tudo o que pertence à natureza terrena, incluindo "a avareza, que é idolatria."

A história de Israel no Antigo Testamento é um exemplo vívido dos perigos da idolatria. Repetidamente, os israelitas se afastaram de Deus para adorar ídolos, resultando em consequências devastadoras. No entanto, Deus, em Seu grande amor e misericórdia, sempre os chamou de volta para Ele. Em Jeremias 3:14, Deus diz: "Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; porque eu vos desposei." Isso mostra o desejo constante de Deus de restaurar Seu relacionamento conosco, apesar de nossos desvios.

Jesus reafirmou a necessidade de exclusividade na nossa adoração a Deus. Em Mateus 4:10, Ele disse: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”. Este chamado à adoração exclusiva é um convite para reconhecer Deus como a fonte suprema de nossa vida e devoção. Nada mais deve ocupar o lugar que pertence somente a Ele.

Para aplicar essa mensagem em nossas vidas, precisamos avaliar continuamente a quem ou a que estamos dedicando nosso tempo, energia e coração. Devemos perguntar: Existem "deuses" modernos que estamos adorando? Pode ser o trabalho, o dinheiro, o sucesso, ou até mesmo o entretenimento. Precisamos lembrar as palavras de Jesus em Mateus 6:24: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.

Oremos para que Deus nos ajude a remover quaisquer ídolos de nossas vidas e a dedicarmos nossa adoração exclusivamente a Ele. Que possamos sentir o amor zeloso de Deus e responder com um coração totalmente devotado a Ele.

Mateus 6:21

"Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração."

Em nome de Jesus, amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como orar/conversar com Deus?

Mateus 6:5-13 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! A Bíb

O Arrebatamento

O que é o Arrebatamento? A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação.  O Arrebatamento é descrito principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54.  I Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17). I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos

Bíblia

A divisão dos livros da Bíblia A Bíblia é uma coleção de 66 livros, que são divididos em dois grandes grupos e em gêneros literários. Divisão em dois grande grupos 1. Velho Testamento: São os 39 livros escritos antes de Jesus, reconhecidos pelos judeus e pelos cristãos. O Velho Testamento conta sobre as origens da humanidade e a História do povo de Israel. Também tem livros de poemas e profecias sobre o futuro. Todos esses livros apontam de alguma forma para a vinda de Jesus. 2. Novo Testamento: Os 27 livros escritos depois da vinda de Jesus, que completam o significado do Velho Testamento. Contam sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus e o início da Igreja. No Novo Testamento encontramos muitos ensinamentos práticos sobre como viver e nos relacionar com outras pessoas. Divisão em gêneros literários 1. Pentateuco  Conhecidos também como os livros da lei, são os primeiros 5 livros da Bíblia e contam sobre as origens da humanidade e da nação de Israel. Têm os Dez Mandamentos e as lei