Pular para o conteúdo principal

Bíblia

A divisão dos livros da Bíblia

A Bíblia é uma coleção de 66 livros, que são divididos em dois grandes grupos e em gêneros literários.

Divisão em dois grande grupos

1. Velho Testamento:

São os 39 livros escritos antes de Jesus, reconhecidos pelos judeus e pelos cristãos. O Velho Testamento conta sobre as origens da humanidade e a História do povo de Israel. Também tem livros de poemas e profecias sobre o futuro. Todos esses livros apontam de alguma forma para a vinda de Jesus.

2. Novo Testamento:

Os 27 livros escritos depois da vinda de Jesus, que completam o significado do Velho Testamento. Contam sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus e o início da Igreja. No Novo Testamento encontramos muitos ensinamentos práticos sobre como viver e nos relacionar com outras pessoas.

Divisão em gêneros literários

1. Pentateuco 

Conhecidos também como os livros da lei, são os primeiros 5 livros da Bíblia e contam sobre as origens da humanidade e da nação de Israel. Têm os Dez Mandamentos e as leis da Velha Aliança.

Livros: Gênesis, Êxodo, Levitico, Números e Deuteronômio.

2. Livros históricos

Contam os eventos da história do povo de Israel, desde sua chegada em Canaã até ser conquistado por outros povos.

Livros: Josué, Juízes, Rute, 1/2 Samuel, 1/2 Reis, 1/2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.

3. Livros Poéticos/Sabedoria

Poemas de louvor a Deus, ditados e conselhos úteis.

Livros: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiástes, Cântico dos Cânticos.

4. Profecias

Revelações que Deus deu a vários profetas sobre o futuro de Israel e seus vizinhos, a vinda de Jesus e o fim do mundo.

Livros dos Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel.

Livros dos Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

5. Livros históricos/Biografias

Contam sobre a vida e as obras de Jesus e o início da igreja.

Livros: Mateus, Marcos, Lucas e João, Atos dos Apóstolos.

6. Cartas

Chamadas também de epístolas, são cartas que alguns dos apóstolos escreveram às igrejas para ensinar o fundamental sobre a vida com Cristo.

Cartas Paulinas: Romanos, 1/2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1/2 Tessalonicenses, 1/2 Timóteo, Tito, Filemon.

Cartas Gerais: Hebreus, Tiago, 1/2 Pedro, 1/2/3 João, Judas.

7. Livro de revelações

Um livro profético escrito pelo apóstolo João, que fala sobre a revelação de Deus sobre o fim do mundo. Termina a Bíblia com um convite para aceitar Jesus e ir para o Céu (Apocalipse 22:17).

Livro: Apocalipse.

Entenda como a Bíblia está organizada

Testamento significa aliança. O Velho Testamento trata da primeira aliança que Deus fez com o povo de Israel, que anunciava uma futura aliança perfeita. O Novo Testamento conta sobre essa nova aliança, que aconteceu com a morte e ressurreição de Jesus e que é para todo o mundo (Hebreus 8:6-7). O Novo Testamento é a conclusão do Velho Testamento.

A Bíblia tem 1189 capítulos, distribuídos entre 66 livros. O Antigo Testamento tem 929 capítulos e 39 livros; o Novo Testamento tem 260 capítulos e 27 livros.

Fonte: https://www.respostas.com.br/a-biblia-e-dividida-em-quantas-partes/

Comentários

  1. 66 Livros escritos em épocas diferentes, por pessoas diferentes, mtos deles escritos em épocas de guerras, perseguições, e mesmo assim é como se fosse escrito por uma só
    Isso mostra e prova a inspiração Divina. Um conjunto de livros (pergaminhos) q formaram a Biblia, o livro q mudou a vida de nós seres humanos, a palavra de Deus



    Rai, queria falar com você, se possível
    Seria uns 8 a 10 minutos apenas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como orar/conversar com Deus?

Mateus 6:5-13 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! A Bíb

O Arrebatamento

O que é o Arrebatamento? A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação.  O Arrebatamento é descrito principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54.  I Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17). I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos