Pular para o conteúdo principal

O Anticristo

O que é o Anticristo?

O anticristo é todo aquele que nega que Jesus é o Cristo. O anticristo se opõe a Cristo. O Anticristo é também um dos títulos associados à besta.

A besta de Apocalipse 13 é interpretada como sendo o grande anticristo, porque tentará roubar toda a adoração que só Jesus merece. A palavra anticristo só aparece em 1 e 2 João, mas a besta tem as caraterísticas do Anticristo.

A besta continuará a fazer o que o diabo faz desde que Jesus veio: tentar impedir as pessoas de conhecerem a verdade da salvação. Seu trabalho será o de todo anticristo: substituir a verdade pela mentira.

Várias profecias na Bíblia falam sobre uma pessoa com muito poder que se levantará nos últimos tempos e que vai se opor ao povo de Deus. Essa pessoa é conhecida como o Anticristo, a besta, o perverso, o homem do pecado e o filho da perdição (2 Tessalonicenses 2:3-4).

Muitas pessoas no História foram acusadas de ser o Anticristo, mas sem razão. O Anticristo será uma pessoa usada pelo diabo que dominará sobre o mundo todo, fazendo sinais e maravilhas, enganando muitos e recebendo adoração como deus (2 Tessalonicenses 2:8-10). O Anticristo perseguirá quem ama Jesus e só será destruído quando Jesus voltar. Até agora não há ninguém que cabe no perfil do Anticristo.

O termo “anticristo” vem de uma palavra grega que significa “contra (ou em lugar de) Cristo”. Não se trata de apenas um indivíduo ou de uma entidade, pois a Bíblia diz que há “muitos anticristos”. (1 João 2:18) Assim, “anticristo” se refere a qualquer um que:

- Não aceita que Jesus é o Cristo (Messias) ou que ele é o Filho de Deus. — 1 João 2:22.

- Se opõe a Cristo, o Ungido de Deus. — Salmo 2:1, 2; Lucas 11:23.

- Finge ser o Cristo. — Mateus 24:24.

- Persegue os seguidores de Cristo, porque, como Jesus disse, quem persegue seus seguidores persegue a ele mesmo. — Atos 9:5.

- Diz que é cristão, mas faz o que é errado e engana outros. — Mateus 7:22, 23; 2 Coríntios 11:13.

 Além de falar de indivíduos que agem como anticristos, a Bíblia também se refere a eles coletivamente como “o anticristo”. (2 João 7) O anticristo surgiu na época dos apóstolos e está ativo desde então. A Bíblia já dizia que isso iria acontecer. — 1 João 4:3.

Como identificar anticristos:

 Eles divulgam ideias erradas sobre Jesus. (Mateus 24:9, 11) Por exemplo, eles ensinam a Trindade ou que Jesus é o Deus Todo-Poderoso. Mas, na realidade, estão ensinando o contrário do que Jesus ensinou, pois ele disse: “O Pai é maior do que eu.” — João 14:28.

 Os anticristos não aceitam o que Jesus disse sobre como funciona o Reino de Deus. Alguns líderes religiosos dizem que Cristo domina por meio dos governos humanos. Mas isso vai contra Jesus, que disse: “Meu reino não faz parte deste mundo.” — João 18:36.

 Eles dizem que Jesus é Senhor, mas não obedecem a seus mandamentos, como o de pregar as boas novas do Reino. — Mateus 28:19, 20; Lucas 6:46; Atos 10:42.

Mesmo que a pessoa do Anticristo ainda não tenha sido relevada, o espírito do Anticristo já se encontra presente.

1 João 4:1-3

¹ Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

² Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

³ E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo. 

Há algumas características relacionadas à pessoa do Anticristo:

- Alguém rico ou bilionário 

- Alguém carismático

- Líder religioso e político 

- Proposta de "uma única religião", "religião única, unificada"

- Alguém que irá se declarar como sendo "Deus" - e enganará a muitos 

Por isso, a Bíblia nos alerta a sempre orar e vigiar, para não cairmos em tentação - e não sermos enganados.

Fontes: 

https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/anticristo/

https://www.respostas.com.br/quem-e-o-anticristo/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como orar/conversar com Deus?

Mateus 6:5-13 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! A Bíb

O Arrebatamento

O que é o Arrebatamento? A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação.  O Arrebatamento é descrito principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54.  I Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17). I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos

Bíblia

A divisão dos livros da Bíblia A Bíblia é uma coleção de 66 livros, que são divididos em dois grandes grupos e em gêneros literários. Divisão em dois grande grupos 1. Velho Testamento: São os 39 livros escritos antes de Jesus, reconhecidos pelos judeus e pelos cristãos. O Velho Testamento conta sobre as origens da humanidade e a História do povo de Israel. Também tem livros de poemas e profecias sobre o futuro. Todos esses livros apontam de alguma forma para a vinda de Jesus. 2. Novo Testamento: Os 27 livros escritos depois da vinda de Jesus, que completam o significado do Velho Testamento. Contam sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus e o início da Igreja. No Novo Testamento encontramos muitos ensinamentos práticos sobre como viver e nos relacionar com outras pessoas. Divisão em gêneros literários 1. Pentateuco  Conhecidos também como os livros da lei, são os primeiros 5 livros da Bíblia e contam sobre as origens da humanidade e da nação de Israel. Têm os Dez Mandamentos e as lei