Pular para o conteúdo principal

O que significa dar pérolas aos porcos?

 Dar pérolas aos porcos significa gastar o que temos de precioso em quem não aprecia. Jesus disse que não devemos dar pérolas aos porcos nem o que é sagrado aos cães. Não dar pérolas aos porcos significa reconhecer quando nossos esforços estão causando mais mal que bem.

Em Mateus 7:6, Jesus avisou sobre o perigo de dar pérolas aos porcos e coisas sagradas aos cães. O resultado é a destruição das pérolas e até ataques devastadores contra nós!

Pérolas e coisas sagradas

As pérolas e as coisas sagradas representam o que é valioso em nossas vidas. Pérolas são objetos valiosos, que custam bastante dinheiro. As coisas sagradas eram preciosas porque eram dedicadas a Deus. Ninguém sensato desperdiçaria pérolas ou coisas sagradas, nem as trataria com desprezo.

Deus nos dá muitas coisas valiosas e sagradas:

A vida

O evangelho da salvação

Dons e talentos

Sabedoria

A família

Devemos dar valor a tudo que Deus nos dá. Nossa responsabilidade é tratar as bênçãos de Deus com respeito, partilhando e multiplicando para o bem de muitos.

Porcos e cães

Os porcos e os cães representam coisas impuras. Na Lei de Moisés, os porcos eram considerados animais impuros, impróprios para comer. Os cães vadios eram animais ferozes, parecidos com lobos, e não era seguro se aproximar deles. Mexer com porcos e cães era se expor à impureza e ao perigo.

Precisamos ter sabedoria para identificar ações, situações ou pessoas que podem “contaminar” nossas pérolas.

O perigo de dar pérolas aos porcos

Jesus nos chamou para pregar o evangelho a todos, dar nossas vidas por nossos irmãos e usar nossos dons e talentos. Não devemos desprezar outras pessoas só porque estão em pecado (Mateus 7:3-5). Todos pecamos e precisamos da graça de Deus! Mesmo as pessoas que achamos que estão em muito pecado podem ser transformadas por Jesus.

Devemos estar prontos para oferecer amor, ajuda e o evangelho a todos mas também precisamos reconhecer quando, em vez de trazer o bem, isso só vai causar mais problemas. Em algumas situações, nossos esforços podem ser desperdiçados e usados contra nós. Nesses casos, não é bom continuar, porque ninguém vai ser ajudado mas várias pessoas (incluindo nós) podem sair prejudicadas.

A Bíblia diz que devemos ser astutos como cobras (Mateus 10:16). Agir com amor não significa ser burro nem ingênuo. Precisamos de sabedoria na forma como nos relacionamos com outras pessoas. Por exemplo, não damos os códigos de nossas contas bancárias a pessoas em quem não confiamos, porque nosso dinheiro é valioso e temos famílias para sustentar. Da mesma forma, precisamos medir com sabedoria quanto devemos dar de nós a outras pessoas.

Por vezes, é melhor parar de insistir. Podemos tentar outras táticas, orar pelas pessoas e nos mostrar disponíveis quando a situação mudar.

Dar pérolas aos porcos pode se referir a qualquer situação em que coisas valiosas são desperdiçadas e até usadas contra nós. Nesse sentido, também pode ser um aviso contra usar nossos dons para fazer coisas erradas ou contra darmos pouco valor às bênçãos de Deus.

Fonte: https://www.respostas.com.br/perolas-aos-porcos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como orar/conversar com Deus?

Mateus 6:5-13 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! A Bíb

O Arrebatamento

O que é o Arrebatamento? A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação.  O Arrebatamento é descrito principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54.  I Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17). I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos

Bíblia

A divisão dos livros da Bíblia A Bíblia é uma coleção de 66 livros, que são divididos em dois grandes grupos e em gêneros literários. Divisão em dois grande grupos 1. Velho Testamento: São os 39 livros escritos antes de Jesus, reconhecidos pelos judeus e pelos cristãos. O Velho Testamento conta sobre as origens da humanidade e a História do povo de Israel. Também tem livros de poemas e profecias sobre o futuro. Todos esses livros apontam de alguma forma para a vinda de Jesus. 2. Novo Testamento: Os 27 livros escritos depois da vinda de Jesus, que completam o significado do Velho Testamento. Contam sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus e o início da Igreja. No Novo Testamento encontramos muitos ensinamentos práticos sobre como viver e nos relacionar com outras pessoas. Divisão em gêneros literários 1. Pentateuco  Conhecidos também como os livros da lei, são os primeiros 5 livros da Bíblia e contam sobre as origens da humanidade e da nação de Israel. Têm os Dez Mandamentos e as lei