Pular para o conteúdo principal

Por que Deus mudou o nome de pessoas, na Bíblia?

Deus mudou o nome de algumas pessoas para mostrar uma mudança na vida dessas pessoas. Na Bíblia, o nome tinha significado importante e muitas vezes dizia algo essencial sobre o caráter da pessoa. Uma mudança de nome sinalizava uma mudança importante na vida da pessoa.

Nos tempos bíblicos, o nome era importante e muitas vezes era escolhido de acordo com o caráter da pessoa, ou com as circunstâncias de sua vida, ou com alguma esperança para o futuro. Quando Deus mudava o nome de uma pessoa, isso indicava que também estava mudando alguma coisa muito importante na vida da pessoa.

Dar um nome também era uma forma de mostrar autoridade sobre a pessoa ou a coisa a que se dava o nome. Adão deu nomes aos animais (Gênesis 2:19), os pais davam o nome aos filhos, senhores davam nomes aos escravos e Deus deu o nome a alguns de Seus seguidores.

Nomes que Deus mudou na Bíblia:

Várias pessoas mudaram de nome ou tinham mais que um nome na Bíblia. Mas nem todos tiveram seus nomes mudados por Deus. A Bíblia conta que Deus mudou diretamente o nome de quatro pessoas:

Abrão para Abraão

Abrão significa “pai exaltado” mas Abraão significa “pai das nações”. Abrão era um homem idoso e sem filhos mas Deus lhe prometeu que seus descendentes seriam impossíveis de contar! Deus mudou seu nome para Abraão para refletir essa promessa (Gênesis 17:5-6).

Sarai para Sara

O significado de Sarai é incerto mas Sara significa “princesa”. Deus prometeu que Sarai, a mulher idosa e estéril, se tornaria Sara, a mãe de reis e príncipes (Gênesis 17:15-16).

Jacó para Israel

Jacó significa “ele segura o calcanhar” ou “traiçoeiro”. Israel significa “ele luta com Deus”. Antes de Deus mudar sua vida, Jacó era enganador e traiçoeiro mas um dia ele lutou com o anjo de Deus. Nesse dia, sua vida mudou e ele se tornou um homem diferente. Por isso, Deus o chamou de Israel (Gênesis 32:27-28).

Simão para Pedro

Simão significa “ele ouviu” e Pedro significa “rocha” ou “pedra”. Simão era um seguidor de Jesus. Quando ele confessou que Jesus era o Cristo, Jesus mudou seu nome para Pedro para mostrar que essa fé seria a base da igreja, como a pedra que serve de fundação para uma casa (Mateus 16:16-18).

Além de mudar o nome dessas quatro pessoas, Deus também deu o nome a algumas pessoas quando nasceram:

Isaque – Gênesis 17:19

Os filhos do profeta Oséias – Oséias 1:3-9

João Batista – Lucas 1:13

Jesus – Mateus 1:20-21

Todos esses nomes eram nomes proféticos ou com significado especial sobre a missão ou o destino dessas pessoas.

Outros nomes que foram mudados na Bíblia

Daniel e seus amigos Hananias, Misael e Azarias tiveram seus nomes mudados na Babilônia para Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, respetivamente – Daniel 1:6-7

Saulo também era conhecido como Paulo – Atos dos Apóstolos 13:9

Referências:

https://www.respostas.com.br/nomes-mudados-na-biblia/

Quando Deus mudava o nome de uma pessoa e dava-lhe um novo nome, geralmente era para estabelecer uma nova identidade. Deus mudou o nome de Abrão, que significa "pai ilustre", para "Abraão", que significa "pai de numerosas nações" (Gênesis 17:5). Ao mesmo tempo, Deus mudou o nome da esposa de Abraão de "Sarai", que significa "minha princesa", para "Sara", que significa "mãe das nações" (Gênesis 17:15). Essa mudança de nome aconteceu quando Deus deu a Abraão o pacto da circuncisão. Deus também reafirmou a Sua promessa de dar a Abraão um filho, especificamente através de Sara, e disse-lhe para nomear seu filho Isaque, que significava "riso". Abraão teve outro filho, Ismael, através da serva de Sara, Agar. Mas a promessa de Deus de abençoar as nações por meio de Abraão era para ser cumprida através da linhagem de Isaque, de quem Jesus descendeu (Mateus 1:1–17; Lucas 3:23–38). Isaque foi o pai de Jacó, que se tornou "Israel". Seus doze filhos formaram as doze tribos de Israel — os judeus. Os descendentes físicos de Abraão e Sara formaram muitas nações. Em um sentido espiritual, seus descendentes são ainda mais numerosos. Gálatas 3:29 diz que todos os que pertencem a Jesus Cristo — judeus, gentios, homens ou mulheres — são "descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa."

Deus mudou o nome de Jacó, o qual significava "suplantador", para "Israel", que significa "ter poder com Deus" (Gênesis 32:28). Isso aconteceu depois que Jacó tomou o direito de primogenitura de Esaú (Gênesis 25) e roubou a bênção de Esaú (Gênesis 27), fugiu de seu irmão para seu tio Labão (Gênesis 28), casou-se com Lia e Raquel (Gênesis 29), fugiu de Labão e depois lutou com Deus enquanto se preparava para encontrar-se com Esaú. Jacó enganou seu irmão, foi enganado por seu tio, enganou seu tio de volta (Gênesis 30) e agora estava passando pelo território de seu irmão para escapar de seu tio irado. Ele temeu por sua vida quando ouviu que Esaú ia vir ao seu encontro. Naquela noite, Jacó lutou com um homem que mais tarde se identificou como Deus e é considerado uma teofania ou talvez um Cristo pré-encarnado. Jacó segurou o homem até obter uma bênção. Foi nesse ponto que Deus mudou o seu nome. Jacó não seria mais um suplantador e trapaceiro. Em vez disso, ele seria identificado como príncipe, que tendo lutado com Deus e com os homens, prevaleceu. De Jacó passou a ser chamado Israel (Gênesis 32:28).

No Novo Testamento, Jesus mudou o nome de Simão, que significa "Deus ouviu", para "Pedro", que significa "rocha", quando o chamou pela primeira vez para ser um discípulo (João 1:42). Foi Pedro quem declarou que Jesus era "o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16:16). Jesus respondeu-lhe como "Simão, filho de Jonas", dizendo que ele era abençoado porque Deus revelou-lhe a identidade de Jesus como Messias. Jesus então Se referiu a ele como "Pedro" e disse que a declaração de Pedro era a base, ou "rocha", sobre a qual Ele edificaria a Sua igreja (Mateus 16:17-18). Pedro também é frequentemente visto como o líder dos apóstolos. Jesus ocasionalmente chamava Pedro de "Simão" em outros momentos. Por quê? Provavelmente porque Simão às vezes agia como a sua velha pessoa em vez da rocha que Deus o chamou para ser. O mesmo é verdade para Jacó. Deus continuou a chamá-lo de "Jacó" para lembrá-lo de seu passado e para lembrá-lo de depender da força de Deus.

Referências:

https://www.gotquestions.org/Portugues/mudanca-de-nome.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como orar/conversar com Deus?

Mateus 6:5-13 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! A Bíb

O Arrebatamento

O que é o Arrebatamento? A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação.  O Arrebatamento é descrito principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54.  I Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17). I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos

Bíblia

A divisão dos livros da Bíblia A Bíblia é uma coleção de 66 livros, que são divididos em dois grandes grupos e em gêneros literários. Divisão em dois grande grupos 1. Velho Testamento: São os 39 livros escritos antes de Jesus, reconhecidos pelos judeus e pelos cristãos. O Velho Testamento conta sobre as origens da humanidade e a História do povo de Israel. Também tem livros de poemas e profecias sobre o futuro. Todos esses livros apontam de alguma forma para a vinda de Jesus. 2. Novo Testamento: Os 27 livros escritos depois da vinda de Jesus, que completam o significado do Velho Testamento. Contam sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus e o início da Igreja. No Novo Testamento encontramos muitos ensinamentos práticos sobre como viver e nos relacionar com outras pessoas. Divisão em gêneros literários 1. Pentateuco  Conhecidos também como os livros da lei, são os primeiros 5 livros da Bíblia e contam sobre as origens da humanidade e da nação de Israel. Têm os Dez Mandamentos e as lei