Pular para o conteúdo principal

Céu X Inferno

O céu e o inferno são reais, eles existem. Você pode não crer na existência deles, mas o fato é que eles existem.

Eu sei que a existência de céu e inferno geram dúvidas no coração de muitas pessoas, que não acreditam em vida após a morte, ou seja, na Eternidade, afinal, o céu e o inferno são os locais para onde vão os espíritos depois que morrem. Os que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador e se arrependeram de seus pecados, serão salvos e irão para o céu. Os que o negaram e não se arrependeram, serão condenados e irão para o inferno. 

Sei também que pode ser assustador e doloroso ler isso. E talvez isto lhe cause indignação e desconfiança, afinal, você se pergunta: Por que um Deus amoroso mandaria seus filhos para o inferno ou como Ele pode permitir o sofrimento eterno?

Mas a verdade é que não é a vontade de Deus que ninguém pereça, mas antes, que o pecador se arrependa de seus pecados e seja salvo. Deus nos deu o livre arbítrio de escolher.

Deus permite a existência do inferno porque Ele é Justo. O inferno é a punição justa pelo pecado. Todos os pecados cometidos sobre a terra serão punidos no juízo de Deus. Se aceitarmos que Jesus levou a punição em nosso lugar, não teremos que pagar pelos nossos próprios pecados. Mas se O rejeitarmos, teremos que enfrentar a punição digna dos nossos pecados.

Deus não pode conviver com o pecado, porque Ele é Santo. Daí, quando pecamos ficamos separados de Deus. O inferno é a morte completa, sem nenhuma ligação com Deus. Isso causa um sofrimento eterno, porque quando morrermos já não estaremos limitados às regras do tempo e espaço material, estaremos na eternidade.

Deus é amor (1 João 4:8) e enviou Jesus para nos salvar do inferno e restaurar nosso relacionamento com Ele (João 3:16). Mas Deus não obriga ninguém a estar com Ele contra sua vontade. Deus nos ama e nos deu liberdade para escolher ama-Lo ou rejeitá-Lo. Se decidirmos não estar com Ele, pagaremos pelas consequências da nossa escolha (João 12:48).

Se Ele não nos desse essa escolha, não seria amor, seria uma prisão. Ele não obriga ninguém a segui-Lo, mas aqueles que o aceitam pela fé, gozarão a eternidade na Sua presença.

Como é o céu?


Bíblia ensina que o Céu é o lugar onde Deus habita, com os anjos. É o destino final de todos que amam a Deus. É impossível imaginar como é o Céu, porque é tão maravilhoso.

O Céu é um lugar além do nosso mundo, onde Deus reina. Não é o céu azul acima de nossas cabeças nem o espaço, onde ficam as estrelas. É uma dimensão espiritual, onde o espírito reina. Lá teremos corpos espirituais, perfeitos e incorruptíveis (1 Coríntios 15:42-44).

A Bíblia diz que ninguém viu o que Deus tem preparado para aqueles que O amam (1 Coríntios 2:9). Por isso, não dá para descrever a maravilha que será o Céu. Mas a Bíblia nos dá uma ideia de como será. Jesus descreveu o Céu como uma grande festa, com muitas pessoas felizes e unidas!

No Céu não haverá mais tristeza nem sofrimento, porque o pecado não entra lá. É um lugar de grande alegria, sem morte nem medo (Apocalipse 21:4). A Bíblia diz que o Céu é infinitamente melhor que tudo o que imaginamos! Nosso mundo é apenas uma sombra muito vaga da glória do Céu.

O Céu é tão maravilhoso porque Deus está presente. Sua glória ilumina tudo. Lá poderemos vê-Lo face a face e estaremos sempre na Sua presença (Apocalipse 22:4-5).

Todos que amam a Deus e aceitaram a Jesus como seu Salvador vão para o Céu. Deus nos ama e quer que todos vão para o Céu, para estar com Ele para sempre. Mas o pecado nos separou de Deus. Por isso, Deus enviou Jesus para pagar o preço pelo pecado na cruz, para podermos ficar juntos com Ele. Quem acredita nisso, se arrepende dos seus pecados e convida Jesus a ser seu Salvador irá para o Céu (Filipenses 3:20).

Quem aceitou Jesus como Salvador não precisa ficar preocupando se vai conseguir entrar no Céu. O Céu está garantido. Essa é a nossa grande esperança, temos uma casa no Céu, uma eternidade com Deus (João 14:2-3).
A Bíblia descreve o Céu como um lugar real. A palavra céu é mencionada 276 vezes apenas no Novo Testamento. As Escrituras se referem a três céus. O Apóstolo Paulo “foi arrebatado até ao terceiro céu”, mas foi proibido de revelar o que lá presenciou (2 Coríntios 12:1-9).

Se existe um terceiro céu, então também devem existir dois outros céus. O primeiro é geralmente chamado no Antigo Testamento de firmamento, o qual aparece como um arco que cobre toda a terra. Esse é o céu que contém nuvens, a área onde os passarinhos voam. O segundo céu é o espaço interestelar, o qual é a residência de seres angélicos supernaturais e objetos celestiais (Gênesis 1:14-18).

O terceiro céu, cuja localidade não é revelada, é a residência do Deus Trino. O plano de Deus é de encher o céu com os seguidores de Jesus Cristo. Não é de estranhar que a palavra céu seja usada com o mesmo sentido que a vida eterna! Jesus prometeu preparar um lugar para os Cristãos verdadeiros no céu (João 14:2). O Céu também é o destino dos santos do Antigo Testamento que morreram confiando na promessa de Deus de um Redentor (Efésios 4:8). Aquele que crê em Cristo não vai perecer, mas vai ter vida eterna (João 3:16).

O Apóstolo João foi muito privilegiado em ver e relatar sobre a cidade celestial (Apocalipse 21:10-27). João viu que o céu possui a “glória de Deus” (Apocalipse 21:11). Essa é a glória do Shekinah, quer dizer, a presença de Deus. Porque o céu não tem noite e o Senhor é a luz, o sol e a lua não serão mais necessários (Apocalipse 22:5).

A cidade é cheia do brilho de pedras preciosas e jaspes claros como os cristais. O céu tem 12 portas (Apocalipse 21:12) e 12 fundamentos (Apocalipse 21:14). O paraíso do Jardim do Éden é restaurado: o rio da água da vida corre livremente e a árvore da vida está disponível novamente, dando fruto mensalmente com folhas que são para “a cura dos povos” (Apocalipse 22:1-2). Por mais eloquente que João tenha sido em sua descrição do céu, a realidade do céu vai muito além do que um homem finito possa descrever (1 Coríntios 2:9). No entanto, podemos saber que o céu é mais real do que essa terra que um dia passará.

O Céu é um lugar de “não mais”. No Céu, não vai ter mais lágrimas, não mais dores e não mais sofrimento (Apocalipse 21:4). Não haverá mais separação porque a morte vai ser conquistada (Apocalipse 20:6). A melhor coisa sobre o Céu é a presença do nosso Senhor e Salvador. Estaremos face a face com o Cordeiro de Deus que tanto nos amou e Se sacrificou para que pudéssemos gozar de Sua presença por toda a eternidade.
Fontes: 
https://www.gotquestions.org/Portugues/ceu-como.html
https://www.respostas.com.br/o-que-a-biblia-ensina-sobre-o-ceu/

Como é o inferno?

Já o inferno é o lugar de tormento criado para punir satanás e os seus seguidores, e destruir o pecado. Quem morre no pecado vai para o inferno. Deus não quer que ninguém vá para o inferno, por isso enviou Seu filho Jesus para morrer por nós e nos salvar de nossos pecados. Se você aceitar Jesus como seu salvador, você vai ter vida eterna com Deus, não será condenado no inferno.

A Bíblia não descreve com detalhes onde e como será o inferno, mas relata com clareza que será um lugar de grande sofrimento e distância de Deus. Veja algumas características relacionadas ao inferno, de acordo com o texto bíblico:Lugar de castigo e ausência de Deus (2 Tessalonicenses 1:9)
Lugar preparado para o Diabo e seus anjos (Mateus 25:41)
Lugar de completa escuridão e trevas (2 Pedro 2:17)
Onde haverá choro e ranger de dentes (Mateus 8:12)
Haverá sofrimento comparado ao fogo que nunca se apaga (Marcos 9:43)
Onde haverá destruição da alma (Mateus 10:28)
Lugar com lago de fogo e enxofre para atormentar (Apocalipse 21:8)

A Bíblia fala que o inferno é real, como o Céu; não é uma metáfora. O inferno é o lugar onde os pecados são punidos. Quando pecamos, ficamos separados de Deus (Romanos 3:23). Isso causa a morte, tanto física como espiritual. O inferno é o lugar de separação total de Deus. Como tudo de bom vem de Deus, quem fica totalmente separado de Deus só vai ter tristeza e tormento. É por isso que o inferno é um lugar tão ruim, sem esperança.

No Antigo e no Novo Testamento existem menções acerca da existência do inferno, que é um lugar de punição e separação eterna de Deus.
Deus criou o inferno?

O inferno é um lugar de sofrimento originalmente preparado por Deus para o diabo e seus anjos (Mateus 18:9; 25:41). As palavras Hades (grego) e Seol (hebraico) às vezes são associadas ao inferno. No entanto, Hades/Seol é simplesmente o lugar ou reino para onde os espíritos das pessoas vão quando morrem (veja Gênesis 37:35). Hades/Seol não é necessariamente um lugar de tormento porque se dizia que o povo de Deus ia para lá, assim como os ímpios. No Novo Testamento, descobrimos que Hades é de alguma forma “compartimentalizado”. Ou seja, o reino dos mortos é dividido em um lugar de conforto e um lugar de tormento (Lucas 16:19-31).

Existem outras palavras associadas ao inferno na Bíblia, como Gehenna e lago de fogo. É claro que existe um lugar real para onde os espíritos dos não-salvos vão por toda a eternidade (Apocalipse 9:1; 20:15; Mateus 23:33).

Tudo o que já existiu, existe ou existirá é criado por Deus, inclusive o inferno (Colossenses 1:16). João 1:3 diz: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” Somente Deus tem o poder de lançar alguém no inferno (Lucas 12:5). Jesus possui as chaves da morte e do inferno (Apocalipse 1:18).

Jesus disse que o inferno foi “preparado” para Satanás e os demônios (Mateus 25:41). É um castigo justo para o ímpio. O inferno, ou lago de fogo, também será o destino daqueles que rejeitam a Cristo (2 Pedro 2:4-9). A boa notícia é que as pessoas podem evitar o inferno. Deus, em Sua infinita misericórdia e amor, criou um caminho de salvação para todo aquele que confia no Filho de Deus, Jesus Cristo (João 3:16, 36; 5:24).

Fontes:
https://www.respostas.com.br/o-que-e-o-inferno/
https://www.gotquestions.org/Portugues/Deus-criou-o-inferno.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como orar/conversar com Deus?

Mateus 6:5-13 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! A Bíb

O Arrebatamento

O que é o Arrebatamento? A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação.  O Arrebatamento é descrito principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54.  I Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17). I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos

Bíblia

A divisão dos livros da Bíblia A Bíblia é uma coleção de 66 livros, que são divididos em dois grandes grupos e em gêneros literários. Divisão em dois grande grupos 1. Velho Testamento: São os 39 livros escritos antes de Jesus, reconhecidos pelos judeus e pelos cristãos. O Velho Testamento conta sobre as origens da humanidade e a História do povo de Israel. Também tem livros de poemas e profecias sobre o futuro. Todos esses livros apontam de alguma forma para a vinda de Jesus. 2. Novo Testamento: Os 27 livros escritos depois da vinda de Jesus, que completam o significado do Velho Testamento. Contam sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus e o início da Igreja. No Novo Testamento encontramos muitos ensinamentos práticos sobre como viver e nos relacionar com outras pessoas. Divisão em gêneros literários 1. Pentateuco  Conhecidos também como os livros da lei, são os primeiros 5 livros da Bíblia e contam sobre as origens da humanidade e da nação de Israel. Têm os Dez Mandamentos e as lei