Pular para o conteúdo principal

Mas afinal, o que é o pecado?

1 João 3:4 afirma: 

"Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei ". O pecado é a quebra da lei, é a desobediência aos mandamentos de Deus, à Palavra de Deus. 

Além disso, o pecado é tudo aquilo que não provém de fé. Romanos 14:22-23 afirma: "A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado." 

Por exemplo, o cortar o cabelo pode não ser pecado para mim, mas pode ser pecado para você, caso sobre você venha algum peso de condenação e culpa na consciência e falta de fé naquilo que faz, mesmo que o cortar o cabelo não seja um mandamento de Deus proibindo essa prática. 

Para finalizar, há coisas que não necessariamente são pecados, mas que podem nos levar à pecar e, com isso, comprometer nosso relacionamento com Deus. E isso nos leva a perceber as consequências do pecado: nos afastamos de Deus e comprometemos nosso relacionamento com Ele. 

Mas o amor de Jesus Cristo nos permite aproximar-nos novamente de Deus, porque nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus. Contudo, quando somos nova criatura, e buscamos fazer a vontade de Deus, ainda que pequemos ao longo da caminhada, não vivemos mais sob o domínio do pecado, graças a Jesus Cristo. Ou seja, não vivemos mais cometendo os mesmos pecados de antes, continuamente, afinal, agora somos livres em Cristo. 

A boa notícia é que podemos recorrer à Ele, pedir perdão. A bondade de Deus nos conduz ao arrependimento, e somos perdoados. Antes, as pessoas faziam sacrifícios, com um animal cordeiro. Mas agora, temos acesso direto ao cordeiro Jesus e, por meio dele, no nome Dele, somos perdoados. Porém, todo pecado traz consequências para o ser humano. Você pode ser perdoado(a), mas ainda assim, colherá o que plantou.

Por que precisamos nos arrepender e pedir perdão a Deus por nossos pecados? Já que quando Cristo morreu na cruz, Ele já pagou o preço pelos nossos pecados?

Pois todos nós continuamos pecando, e carecemos da glória, da misericórdia de Deus. Nós só deixaremos de pecar quando estivermos no paraíso com Ele. E também porque o pecado nos afasta de Deus. Por isso, precisamos restaurar o relacionamento com o Senhor, todos os dias. E quando nos arrependemos e somos perdoados, o sacrifício de Jesus na cruz valida novamente o relacionamento entre nós e Deus.

E por que precisamos perdoar o próximo? Para obter o perdão de Deus.
"Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores..." (Mateus 6:12)
"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se porém, não perdoardes aos homens (as suas ofensas), tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14-15)

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 6:23)

Para mais informações, acesse: https://estudosdabiblia.net/bd88.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como orar/conversar com Deus?

Mateus 6:5-13 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! A Bíb

O Arrebatamento

O que é o Arrebatamento? A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação.  O Arrebatamento é descrito principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54.  I Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17). I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos

Bíblia

A divisão dos livros da Bíblia A Bíblia é uma coleção de 66 livros, que são divididos em dois grandes grupos e em gêneros literários. Divisão em dois grande grupos 1. Velho Testamento: São os 39 livros escritos antes de Jesus, reconhecidos pelos judeus e pelos cristãos. O Velho Testamento conta sobre as origens da humanidade e a História do povo de Israel. Também tem livros de poemas e profecias sobre o futuro. Todos esses livros apontam de alguma forma para a vinda de Jesus. 2. Novo Testamento: Os 27 livros escritos depois da vinda de Jesus, que completam o significado do Velho Testamento. Contam sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus e o início da Igreja. No Novo Testamento encontramos muitos ensinamentos práticos sobre como viver e nos relacionar com outras pessoas. Divisão em gêneros literários 1. Pentateuco  Conhecidos também como os livros da lei, são os primeiros 5 livros da Bíblia e contam sobre as origens da humanidade e da nação de Israel. Têm os Dez Mandamentos e as lei