Pular para o conteúdo principal

Temor a Deus

Shalom, irmãos 

Atenção para não confundir "temor a Deus" com  "medo, pavor, tremor". Realmente, só a palavra "temor" nos remete a medo, susto, pavor, receio. Mas o temor a Deus é um sentimento [e vivência] de honra, louvor, respeito profundo e reverência a Deus. O temor, agora no sentido de ter medo, não é direcionado à pessoa de Deus, em si, mas das consequências de desobedecer e desonrar a Ele, ou seja, de não ter temor à Ele e aos seus mandamentos. 

A Bíblia nos mostra muitas passagens sobre o temor a Deus - que é uma prova de amor a Ele. Que o Espírito Santo esteja derramando em nossos corações um temor santo a Deus.

Obs: o temor ao Senhor é um dever, uma obrigação, mas é um serviço que deve vir acompanhado de amor.

Você sabia que uma pessoa sábia primeiramente é temente a Deus? Veja o que Salmos 111:10 diz: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria".

A palavra de Deus nos ensina ainda que há promessas para aqueles que O temem. 

Salmos 25:14: 

"A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança."

Salmos 25:12-13

"Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousar a sua alma, e a sua descendência herdará a terra"

Salmos 110:10

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam."

Salmos 111:5

"Dá sustento aos que o temem; lembrar-se -á sempre da sua aliança."

Salmos 115 11

"Confiam no Senhor os que temem o Senhor; ele é o seu amparo e o seu escudo."

Salmos 115:13

"Ele abençoa os que temem o Senhor, tanto pequenos como grandes."

Salmos 145:19-20

"Ele acode à vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva. O SENHOR guarda a todos os que o amam"

Provérbios 1:7

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino "

Provérbios 9:10

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão."

Jó 28:28:

"E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento."

Salmos 34:9

"Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem."

Salmos 34:7

"O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra."

Salmos 112: 1-3

"Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre."

Eclesiastes 8:12-13

"Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus. Mas o perverso não irá bem, nem prolongará os seus dias; será como a sombra, visto que não teme diante de Deus."

Provérbios 22:4

"O galardão da humildade e o temor do Senhor são riqueza, e honra, e vida."

Salmos 145:19

"Ele acode à vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva"

Salmos 31:19

"Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem, da qual usas, perante os filhos dos homens, para com os que em ti se refugiam."

Salmos 33:18-19

"Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para livrar-lhes a alma da morte, e  no tempo da fome, conservar-lhes a vida. "

Salmos 103:17

"Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem"

Salmos 128:1-4

"Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor."

Provérbios 16:6

"Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal"

Provérbios 14:26-27

"No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte".

Provérbios 10:27

"O temor do Senhor prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados."

Provérbios 19:23

"O temor do Senhor conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará".

Provérbios 31:30

"Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada."

Salmos 147:11

"Agrada-se o SENHOR dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia"

Deus espera de nós, temor.

Quando você teme o Senhor, Deus promete livrá-lo dos seus inimigos (2 Rs 17.39), protegê-lo do mal (Pv 16.6), manter os seus olhos em você (Sl 33.18), mostrar-lhe a sua misericórdia (Lc 1.50), dar-lhe riquezas e honra (Pv 22.4), suprir todas suas necessidades (Sl 34.9), revelar tudo o que precisa saber (Sl 25.14), abençoar seus filhos e netos (Sl 103.17), dar-lhe confiança (Pv 14.26), uma vida satisfatória (Pv 19.23), longevidade (Pv 10.27) e os desejos do seu coração (Sl 145.19).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como orar/conversar com Deus?

Mateus 6:5-13 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! A Bíb

O Arrebatamento

O que é o Arrebatamento? A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação.  O Arrebatamento é descrito principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54.  I Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17). I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos

Bíblia

A divisão dos livros da Bíblia A Bíblia é uma coleção de 66 livros, que são divididos em dois grandes grupos e em gêneros literários. Divisão em dois grande grupos 1. Velho Testamento: São os 39 livros escritos antes de Jesus, reconhecidos pelos judeus e pelos cristãos. O Velho Testamento conta sobre as origens da humanidade e a História do povo de Israel. Também tem livros de poemas e profecias sobre o futuro. Todos esses livros apontam de alguma forma para a vinda de Jesus. 2. Novo Testamento: Os 27 livros escritos depois da vinda de Jesus, que completam o significado do Velho Testamento. Contam sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus e o início da Igreja. No Novo Testamento encontramos muitos ensinamentos práticos sobre como viver e nos relacionar com outras pessoas. Divisão em gêneros literários 1. Pentateuco  Conhecidos também como os livros da lei, são os primeiros 5 livros da Bíblia e contam sobre as origens da humanidade e da nação de Israel. Têm os Dez Mandamentos e as lei