Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2021

Santidade

Quando se fala em santidade, alguns podem pensar numa pessoa santa, pura, sem pecado, perfeita, etc. Mas a santidade ao Senhor diz respeito à um viver separado (para Deus). Jesus foi o único que viveu toda uma vida sem pecado algum.  Contudo, quando uma pessoa escolhe e dedica a viver em santidade a Deus, o Espírito Santo age. O seu ser irá anseiar em fazer a vontade do Pai, e não a do mundo, ou a sua própria. Logo, o pecado não terá mais domínio sobre a pessoa, embora ela possa pecar vez ou outra. Mas não terá uma vida de pecado. O amor de Deus a aperfeiçoará a fim de que se torne cada vez mais semelhante à Jesus. O Espírito Santo estará nela, de forma que sentimentos e pensamentos impuros darão lugar a sentimentos e pensamentos puros.  Veja alguns versículos sobre Santidade, e de quão importante é vivê-la. Inclusive, sem a santificação, não se pode ver a Deus. 1 Tessalonicenses 4: 3 e 7 "Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação. Porquanto Deus não nos chamou para a im

Temor a Deus

Shalom, irmãos  Atenção para não confundir "temor a Deus" com  "medo, pavor, tremor". Realmente, só a palavra "temor" nos remete a medo, susto, pavor, receio. Mas o temor a Deus é um sentimento [e vivência] de honra, louvor, respeito profundo e reverência a Deus. O temor, agora no sentido de ter medo, não é direcionado à pessoa de Deus, em si, mas das consequências de desobedecer e desonrar a Ele, ou seja, de não ter temor à Ele e aos seus mandamentos.  A Bíblia nos mostra muitas passagens sobre o temor a Deus - que é uma prova de amor a Ele. Que o Espírito Santo esteja derramando em nossos corações um temor santo a Deus. Obs: o temor ao Senhor é um dever, uma obrigação, mas é um serviço que deve vir acompanhado de amor. Você sabia que uma pessoa sábia primeiramente é temente a Deus? Veja o que Salmos 111:10 diz: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria". A palavra de Deus nos ensina ainda q ue há promessas para aqueles que O temem.  Salmos

Relacionamento com Deus

Como conhecer o coração de Deus? Como viver em profundo conhecimento - e relacionamento com Deus? Como amar a Deus da forma como Ele merece e quer ser amado? Como amar a Deus de todo coração? Como ter intimidade com Deus? Quando somos íntimos de alguém, sentimos que podemos contar segredos, [e contamos], certos de que a pessoa irá guardar; confiamos nela; compartilhamos nossas experiências em áreas da vida e muitas vezes em detalhes; enfim, não temos medo nem receio de expor nossas emoções, nossos pensamentos e sentimentos, porque confiamos e acreditamos que a pessoa irá nos compreender, respeitar, apoiar, e nos corrigir em amor (porque não?) independentemente. A intimidade vem com o tempo de relacionamento - de conhecer e conviver com a pessoa. Com Deus é assim. A diferença é que pessoas podem nos decepcionar, ao criarmos expectativas demais. Mas Deus, não. Ele nunca nos decepciona. E podemos colocar nossa total expectativa e dependência Nele! Podemos ser íntimos de Deus, 100%. Amizad

Mateus

 Mateus era publicado e cobrador de impostos. Jesus saiu dali e, no caminho, viu um cobrador de impostos, chamado Mateus, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse: - Venha comigo. (Mateus 9:9)  

João Batista

Filho de Isabel e Zacarias, João Batista foi o escolhido para batizar nas águas os pecadores, pregar o arrependimento e anunciar Cristo - o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, bem como o evangelho de Cristo. Jesus disse que dentre os nascidos de mulher, não há homem maior que João Batista.  Mas que mesmo o menor no reino de Deus é maior do que ele. João Batista tinha uma característica do Mestre Jesus - a humildade. Ele dizia que não era digno de desatar as sandálias de Jesus. Que ele é que deveria ser batizado por Jesus e não o contrário. Ainda disse assim: "É necessário que Ele cresça e eu diminua".  João Batista, contudo, quando esteva preso, chegou a duvidar de Jesus. Pediu para os discípulos perguntarem se Jesus era aquele que deveria chegar ou se deveria esperar por outro. Jesus então disse: os cegos veem, os coxos andam, felizes são aqueles que não duvidam de mim, que não acham em mim tropeço. Todavia, João Batista foi o enviado de Deus para pregar as boas nov

Paulo

 Paulo foi um apóstolo do Senhor. Ele perseguia os cristãos e ordenava a execução (morte) deles. Até que um dia ouviu a voz do Senhor o chamando... Paulo nunca mais seria o mesmo.

Judas

 Judas foi o discípulo que traiu Jesus por apenas 30 moedas de prata. Ele era ganancioso e ladrão, apesar de ser encarregado de tesoureiro. Porém Judas não se arrependeu, apenas sentiu remorso e acabou se enforcando no fim. Jesus chama Judas de amigo quando este o entrega com um beijo.  O destino de Jesus aconteceria, mas o de Judas poderia ter sido evitado. Jesus estava dando uma última chance a Judas para ele se arrepender.

Pedro

 Em a Pesca Maravilhosa (Lucas 5:1-11), Jesus revela o chamado de Pedro, que é ser pescador de homens. Contudo, ele passa por alguns processos antes. Primeiro, ao avistar Simão (Jesus depois muda o nome dele pra Pedro), fala à ele para lançar as redes para pescar. Simão responde que trabalharam a noite toda e não pescaram nada, mas que sob a palavra dele, ele lançaria as redes. Perceba que primeiro Pedro foi obediente à palavra de Jesus! Eles conseguiram apanhar muitos peixes. (Quando obedecemos à voz de Deus, o impossível acontece, o milagre acontece). Depois, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus e reconheceu ser pecador. Perceba que Pedro se humilhou, se arrependeu. Por fim, Jesus disse a ele: Não tenha medo (não temas), pois doravante serás pescador de homens (o chamado de Pedro!). Jesus primeiro lhe encoraja dizendo para não temer, e depois lhe diz seu propósito na terra. Voz-Obediência-Arrependimento-Chamado. A partir daí, Simão Pedro e os discípulos deixaram TUDO e seguiram J

João

 Esta é a história do discípulo que Jesus amava. Ele tinha certeza do amor de Jesus por ele. João tinha uma característica: Ele era muito carinhoso com Jesus. Foi um dos discípulos de maior intimidade com o Mestre. A Bíblia diz que ele encostava a cabeça no peito de Jesus. Além disso, ele sempre se reportava aos filhos de Deus de "filhinhos". João também estava presente, juntamente com Maria, perto de Jesus quando o próprio estava sendo crucificado. Jesus então diz à Joao: Eis aí tua mãe; e à Maria: Eis aí teu filho.

A vida de Jesus Cristo

A Bíblia nos conta o nascimento de Jesus, um acontecimento que aconteceu com ele quando tinha 12 anos e toda a sua trajetória no ministério, seu batismo, pregando o Evangelho, realizando curas, milagres, sua crucificação, morte e ressurreição, na fase adulta, a partir dos 30 anos de idade. Dos 12 aos 30 anos a Bíblia não conta especificamente como foi a vida de Jesus, mas sabe-se que ele era obediente aos pais, pois crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Jesus estudou e aprendeu uma profissão - a carpintaria, que nem seu pai José. Jesus sabia ler hebraico e conhecia as Escrituras como ninguém. Desde cedo, já tinha intimidade, comunhão e relacionamento com Deus. Sua sabedoria vinha do alto. Jesus não realizou milagres na infância. Ele deve ter tido uma infância normal, como os outros meninos judeus. Os pais, José e Maria, escolhidos por Deus para educaram Jesus o fizeram com êxito. Jesus viveu toda uma vida sem pecado. Ele sofreu tentações, mas não pecou. 

 Jó era um homem na terra de Uz. Era homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Tinha 7 filhos e 3 filhas. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentos. Tinha muitos servos, de maneira que Jó era o maior de todos os do Oriente.  Jó santificava a seus filhos. Levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles. Jó dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Jó fazia isso continuamente. Certa feita, Satanás em um diálogo com o Senhor, o questionou se Jó teme a Deus, já que ele é cheio de virtudes e riquezas, e sendo assim, é fácil adorar. Então Satanás, pela permissão de Deus, tocou em tudo quanto Jó tinha. O Senhor apenas deu a ordem de não estender a mão contra Jó.  Os servos, as ovelhas, os camelos e os filhos e as filhas de Jó morreram. Surpreendentemente, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: N

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego

 A história desses homens de fé e companheiros de Daniel está no livro de Daniel, capítulo 3. O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro e ordenou que todos adorassem a essa imagem de ouro. E todo aquele que não se prostasse e não adorasse, seria, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente. Porém, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego se recusaram a adorar os deuses e a imagem de ouro e a servi-los. Com isso, o rei mandou chamá-los e os advertiu de que seriam lançados na fornalha de fogo, se não adorassem. Ainda acrescentou perguntando qual deus os poderia livrar das mãos do rei. Mas os 3 homens responderam: "Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste." Então o rei enfurecido, lançou-os na fornalha, e ordenou que fosse 7 vezes mais quente. Os homens responsáveis por lançar os três companh

Davi e Golias

O que torna uma pessoa segundo o coração de Deus? Davi foi um homem segundo o coração de Deus. É interessante quando analisamos a história de Davi e percebemos os pecados que ele cometeu (adultério e assassinato), vemos que ele não era indefectível... Ainda assim, há características em Davi que o tornaram segundo o coração de Deus: Alto nível de quebrantamento Alto nível de temor Alto nível de arrependimento (Salmos 51) Fidelidade à missão recebida Humildade em tempo de reconhecimento Davi cria e agia pela fé, com ousadia e intrepidez, crendo nas promessas de Deus (Davi derrotou Golias, porque sabia que Deus era com ele)

José e seus irmãos

 A história de José está no final de Gênesis.  José foi um homem que agradou ao Senhor. Ele obedeceu e temeu a Deus, perdoou os irmãos, adquiriu maturidade espiritual, ao compreender o propósito final de Deus para a sua vida e porque tudo aquilo aconteceu com ele, e como Deus transformou o mal em bem (porque todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito). José fez Deus ser conhecido e respeitador por todos. José tinha 17 anos, era filho de Jacó e Raquel, admirado por seu pai, obediente, sonhador, temente ao Senhor e tinha um caráter forjado por Deus. Em contrapartida, José era invejado pelos irmãos, foi vendido como escravo, sem esperança de rever seu pai, viveu numa terra estranha, foi ferido na alma e injustiçado, foi preso injustamente, por ter recusado se envolver com a esposa de Potifar.  Na prisão, José teve dois sonhos, com o copeiro e o padeiro. Sonhos que o Senhor o revelava. E assim foi. Logo depois, Faraó teve um sonho, e

Elias

 Elias foi um profeta do Senhor. Os principais atos relatados na Bíblia de Elias foram:  - Quando Elias prediz a grande seca e corvos o sustentam; - Elias visita a viúva de Sarepta, e pelo poder de Deus, ressuscita o filho da mesma (Por conta disso, ela reconhece que ele é homem de Deus e que a palavra do Senhor em sua boca é verdade); - Elias se apresenta a Acabe; - Elias e os profetas de Baal no monte Carmelo. Aqui, acontece a manifestação do poder de Deus, ao cair fogo do céu, e os adoradores do deus Baal reconhecem isso, dizendo: "O Senhor é Deus!" - Elias ora para que chova; - Elias no monte Horebe, quando teve medo de Jezabel, e pediu a Deus a morte; - Elias ameaça a Acabe a Jezabel; - Elias é elevado ao céu na carruagem de fogo

Noé

Noé foi um homem que achou graça diante do Senhor, perante a corrupção do gênero humano. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus e gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. Eis a história de Noé: A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Deus viu que a terra estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Então, Deus disse a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. Deus fala a Noé sobre a construção de uma arca, porque Ele está para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá. Porém, Deus estabele uma aliança com Noé: "Entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os cons

Isaque e Rebeca

Quem foi Isaque? Filho da promessa de Deus, pai Abraão, e, mãe, Sara. Quem foi Rebeca? Filha de Betuel, irmã de Labão. Gênesis 21:1-7 1 E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido. 2 E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. 3 E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque. 4 E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado. 5 E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho. 6 E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo. 7 Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice. Depois de um tempo, Deus prova Abraão, o qual foi aprovado em temor, amor e obediência à Deus. Gênesis 22:1-19 Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão! " Ele respondeu: "Eis-me aqui&

Abraão e Sara

A Bíblia conta a história de Abraão e Sara. Abraão, um dos hérois da fé, era conhecido como Pai de Multidões. E Sara, como Mãe de Multidões. Certa feita, Deus chamou Abraão e lhe fez promessas. Ele creu em Deus, e O obedeceu. Por causa de sua fé e obediência, as promessas do Senhor se cumpriram em sua vida. Gênesis 12:1-9 (Deus chama Abrão e lhe faz promessas) Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem

Adão e Eva

Adão e Eva foram o primeiro casal da Bíblia, o primeiro casal de toda a vida na terra. Deus criou o homem e a mulher com propósito. Deus queria, além de um relacionamento com eles, torná-los fecundos, e que a humanidade se expandisse através deles. Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da

Tipos de Oração

 Há vários tipos de oração: * Oração de agradecimento * Oração de arrependimento / confissão de pecados * Oração de cura * Oração de libertação  * Oração de milagre * Oração de intercessão  * Oração de Batalha Espiriual * Oração de perdão  * Oração do Pai Nosso Todas essas orações precisam vir acompanhadas de fé, para agradar a Deus 

Deus nos conhece e nos compreende muito além do que sonha nossa vã filosofia.

Eu amo todos os Salmos, mas, particularmente, considero o Salmos 139 um dos salmos mais lindos de todos. Ele já começa dizendo que Deus me conhece e me entende.  "SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento." Ele também conhece todos os meus caminhos: "Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos." E as minhas palavras: "Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces." No final, o salmista finaliza de uma forma encantadora: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." Ele pede a Deus porque sabe que Ele e apenas Ele nos conhece e compreende como ninguém. Você pediria a alguém essas coisas se não acreditasse que ela seria capaz de realizá-las?

Dons de Cristo

 O que são Dons de Cristo? Dom de Deus: presente oferecido de boa vontade.   São Dons Ministeriais dados por Cristo, para a igreja servir. São Dons de serviços. O próprio Jesus Cristo os têm e graças a Ele podemos tê-los também. São eles: Profeta Evangelista Mestre Pastor Apóstolo Jesus foi e é: profeta, evangelista, mestre, pastor e apóstolo.  Perceba que não é por mérito seu, não é o seu dom. É dom de Cristo que o próprio Cristo nos dá! - para que nenhum homem se glorie e para que toda honra, glória, louvor, sejam dadas ao único digno..Deus.