Pular para o conteúdo principal

Arrependimento & Perdão

O que é o arrependimento?

É além de um sentir remorso. Arrependimento é mudança, transformação de vida, do homem interior. Tudo novo... É um coração contrito e quebrantado; tristeza que resulta em confissão e abandono do pecado. Mas é Deus quem opera isso em cada um de nós, o querer e o realizar, de acordo a sua boa vontade (Filipenses 2:13). Ore a Ele por um verdadeiro arrependimento, pois é a bondade Dele que nos conduz a isso. (Romanos 2:4)
Na Bíblia, temos a história de Davi, de Pedro e muitos outros que tiveram um verdadeiro arrependimento. Pedro chorou amargamente, e o próprio Jesus relatou a Pedro que ele iria negá-Lo,  mas também com que morte ele haveria de glorificar a Deus. Pedro se arrependeu verdadeiramente, se tornou nova criatura e coisas novas aconteceram na vida dele e dos demais apóstolos de Jesus. Davi, em seu Salmos 51, de confissão e arrependimento, relata sua oração de arrependimento e seu pedido de perdão a Deus. Glória a Deus por isso! 
Há também a história de Judas. Ele teve remorso, mas não se arrependeu. E o seu fim foi trágico.

A própria bondade de Deus nos leva ao arrependimento..

Romanos 2:4

"Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?"

O que é o perdão? É esquecer? 

Perdoar é uma escolha.

Acredito que o perdão não significa esquecer, porque a menos que uma pessoa sofra de amnésia ou perda de memória, não dá pra esquecer. Perdoar é lembrar sem sentir dor, ou mágoa, ou ódio, mas sim, compaixão e misericórdia. Perdoar não é voltar a ter convívio com o perdoado ou perdoada por ti, necessariamente. É simplesmente soltar o pescoço da pessoa. É lembrar de que até o próprio JESUS perdoou você um dia.. Sendo assim, o que te faz melhor que Jesus para não perdoar...? Nada. Perdão  é libertação e cura. É estar em paz consigo mesmo e principalmente com Deus. O perdão pode ser que faça mais bem ao que perdoa do que ao perdoado.

Precisamos perdoar para sermos perdoados.

Mateus 6:14-15: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas."

Marcos 11:25-26: "E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas."

Mateus 18:34-35: " E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."


"E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores." Mateus 6:12

No livro A Cabana (cá estou eu novamente falando do meu segundo livro favorito. O primeiro é a Bíblia), o personagem Mack vivencia 2 momentos marcantes de perdão, no qual ele aprende e escolhe perdoar 2 pessoas. Não lhe direi quem são.. vai que você  pretende assistir a esse filme ou então ler o livro mas ainda não viu... e não gosta de spoiler, não é? Então, ele perdoa 2 pessoas nesse filme. Ou melhor, três. Uma é a si mesmo. É importante perdoar a si mesmo!

Você tem alguma dúvida acerca do poder do perdão? Ou melhor, você realmente sabe quão forte é esse poder? Dissertarei um pouco sobre ele. Mal posso esperar para que possamos exercer esse poder, todos os dias. Poder este que Deus pode (e quer) lhe dar, se você o quiser.

Essa é a última característica que listo aqui (não significa que seja a última) para se ter um encontro com Deus. É muito importante o arrependimento e o perdão (Pedir perdão a Deus, ao próximo, e perdoar ao próximo e a si)

Salmos 34:18

"Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido".





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como orar/conversar com Deus?

Mateus 6:5-13 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! A Bíb

O Arrebatamento

O que é o Arrebatamento? A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação.  O Arrebatamento é descrito principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54.  I Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17). I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos

Bíblia

A divisão dos livros da Bíblia A Bíblia é uma coleção de 66 livros, que são divididos em dois grandes grupos e em gêneros literários. Divisão em dois grande grupos 1. Velho Testamento: São os 39 livros escritos antes de Jesus, reconhecidos pelos judeus e pelos cristãos. O Velho Testamento conta sobre as origens da humanidade e a História do povo de Israel. Também tem livros de poemas e profecias sobre o futuro. Todos esses livros apontam de alguma forma para a vinda de Jesus. 2. Novo Testamento: Os 27 livros escritos depois da vinda de Jesus, que completam o significado do Velho Testamento. Contam sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus e o início da Igreja. No Novo Testamento encontramos muitos ensinamentos práticos sobre como viver e nos relacionar com outras pessoas. Divisão em gêneros literários 1. Pentateuco  Conhecidos também como os livros da lei, são os primeiros 5 livros da Bíblia e contam sobre as origens da humanidade e da nação de Israel. Têm os Dez Mandamentos e as lei