Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2024

Quatro tipos de coração

A fim de ilustrar os 4 tipos de coração, vamos observar essa parábola: ¹ Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; ² E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. ³ E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. ⁴ E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; ⁵ E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; ⁶ Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. ⁷ E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. ⁸ E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. ⁹ Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. [...] ¹⁸ Escutai vós, pois, a parábola do semeador. ¹⁹ Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração;

Arrependimento x Remorso

O arrependimento genuíno e verdadeiro está ligado a confissão, vergonha, nojo pelo pecado, profunda tristeza, dor, culpa, desespero, quebrantamento, separação e mudança. É o que Deus quer de nós: arrependimento. E é graças à bondade de Deus que nos leva ao arrependimento! (Romanos 2:4) A semelhança é que ambos levam à tristeza, mas apenas o arrependimento leva à mudança, transformação, renovo de mente. Há algo diferente no eu, na vida de quem se arrepende. Vejamos a diferença: - Remorso Tristeza pela consequência do pecado, pelos frutos da desobediência. Ex: ir preso, divórcio. Ex de discípulo que sentiu remorso: Judas Iscariotes. Há uma tristeza pelo que pode acontecer a si próprio. Velho eu. - Arrependimento  Tristeza pelo pecado, erro.  Ex: matar, roubar, adulterar. Ex de discípulo que se arrepende: Pedro. Há uma tristeza por ter pecado contra o Pai, por ter entristecido o Espírito Santo, por ter perdido a preciosa presença do Pai. Novo eu, conversão.

Caráter de Deus

Sobre o Caráter de Deus... Êxodo 34:6-7: Tendo o Senhor passado diante de Moisés, proclamou: Senhor, Senhor, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e cheio de bondade e de fidelidade; que usa de bondade com milhares; que perdoa a maldade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma considera inocente quem é culpado; que castiga o pecado dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até a terceira e quarta geração. https://bible.com/bible/2645/exo.34.6.A21. Santidade Misericórdia, compaixão Graça Glória Bondade Tardio em irar-se Amor leal Fidelidade Justiça  Eternidade  Perfeição  Então Deus é Santo, compassivo, misericordioso, gracioso, glorioso, bom, longânimo, paciente, tardio em irar-se, amoroso com um amor eterno (afinal, Deus é amor), fiel, justo, perfeito e Eterno. Além disso, Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente. Mas o que significam esses termos? Onisciente: que tem saber absoluto, pleno; que tem conhecimento infinito sobre todas as coisas. Onipresente:

Por que o amor é maior do que a fé e a esperança?

O amor é maior do que a fé e a esperança, porque tanto a fé quanto a esperança dependem do amor para existir. Sem amor, a fé perde seu significado, tornando-se apenas uma prática vazia. Como Paulo afirmou: “Ainda que eu tenha fé para mover montanhas, se não tiver amor, nada sou” (1 Coríntios 13:2). Da mesma forma, a esperança genuína não pode existir sem o amor. A esperança sem amor é contraditória, pois não podemos verdadeiramente esperar por algo que não amamos. A fé e a esperança são vazias e infrutíferas se não forem concomitantes pelo amor. Fonte:  A Fé, a Esperança e o Amor, o Maior Deles - Creio Sim https://creiosim.com.br/a-fe-a-esperanca-e-o-amor-o-maior-deles/

Julgamento

Irmãos, hoje quero conversar com vocês sobre o julgar o próximo. Vejamos esses versículos: Romanos 14:4  (A tolerância para com os fracos na fé) [...] "Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster. [...] Tu, porém, por que julgas o teu irmão? E tu, porque desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus." Tiago 4:11  (A maledicência é condenada) "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a ser irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo? Tiago 2:12-13  (Não se deve fazer acepção de pes

O que é o "Evangelho de Fariseus"?

Recentemente, a cantora cristã Aymmê compôs essa música e eu quero compartilhar com vocês a minha opinião e algumas características de um Evangelho de Fariseus. Ao meu ver, ela foi corajosa, ousada, semelhantemente à João Batista. A música serve de reflexão e análise do nosso interior e do evangelho que estamos pregando e vivendo. Independentemente das opiniões contrárias, a letra traz uma crítica àquele evangelho que se assemelha à um Evangelho de Fariseus.  A palavra de Deus é amor, mas é também disciplina. Veja o que está escrito:  Timóteo 3:16-17 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. Apesar da Aymmê não ter citado diretamente trechos da Bíblia, essa passagem da Bíblia resume a forma como poderíamos interpretar a música dela. A letra é um pedido de socorro, a fim de refletirmos a forma com a qual estamos vivendo com

O Arrebatamento

O que é o Arrebatamento? A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação.  O Arrebatamento é descrito principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54.  I Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17). I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos

Cura & Libertação

Irmãos, precisamos entender que existem vários tipos de oração. Veja:  https://kadoshatah.blogspot.com/2021/05/tipos-de-oracao.html?m=1 E para cada tipo de oração, devemos procurar agir como Jesus, quando este orava ou repreendia. Nesse tópico, abordarei apenas oração e repreensão de cura e libertação, que inclui a expulsão de demônios. Como Jesus fazia para curar alguém? E para libertar alguém? Antes de mais nada, vamos entender o que significa "oração". Segundo o dicionário, oração é: súplica, pedido dirigido a Deus, a santo, a uma divindade; reza, prece; prédica, sermão, pregação. Em outras palavras, oração é conversar com Deus. Você pode orar pela cura de um desconhecido ou conhecido, familiar, amigo ou até mesmo por sua cura. Assim como você também pode orar a Deus para libertar uma pessoa de vícios, opressão demoníaca, males, doencas físicas, mentais, emocionais, espirituais, etc, especialmente à distância, quando você não pode tocar diretamente a pessoa. Mas você també

O que significa: O Reino de Deus está dentro de vós?

A frase “o Reino de Deus está dentro de vós” significa que o governo de Deus na presente Era é essencialmente espiritual. Essa declaração de Jesus ensina que em seu estágio presente, o Reino de Deus se encontra naquele coração que reconhece verdadeiramente Deus como Rei e Senhor. Jesus disse que “o Reino de Deus está dentro de vós” quando foi questionado pelos fariseus sobre quando o Reino de Deus haveria de vir (Lucas 17:20,21). Aqui vale lembrar que os fariseus, em sua maioria, eram opositores declarados do Senhor Jesus. Por isso muitos estudiosos acreditam que a pergunta feita por eles tinha um tom de zombaria. Jesus era muito diferente do tipo de messias que eles esperavam. Por isso eles se empenhavam em tentar expô-lo com a intenção de desmascará-lo como um falsário. O Reino de Deus não vem com visível aparência. Diante da pergunta dos fariseus sobre a vinda do Reino do Deus, Jesus respondeu que o Reino não vem com uma exibição externa. Os judeus esperavam a chegada de um reino te

Consciência x Reputação

Primeiramente, não estou dizendo que o cristão não deve dar exemplo de cristão, para com aqueles que não são cristãos. O exemplo, as obras, as ações e reações, a luz de Jesus na vida do crente podem ajudar SIM na conversão de um descrente. Isso é importante de procurar conservar, pois novas almas podem ser alcançadas para Deus. Pessoas podem se achegar mais a Ele... Mas a reputação não deve suplantar a consciência. Por que você está dizendo isso, Rai? Não adianta o crente ter uma reputação admirável, se dentro de casa, com a família e, principalmente, à sós com Deus, ele deixa a desejar: não se humilha, não se arrepende dos pecados, não ora, não louva, não jejua, não lê a Bíblia. A sua consciência com Deus deve ser mais importante! O tempo reservado com o Pai, onde são apenas você e Ele, quando ninguém está vendo, não pode ser deixado de lado! Não minimize isso!  Busque ser um exemplo de cristão, mas, prioritariamente, busque um relacionamento íntimo e verdadeiro com Deus, através da s